Nossos ouvidos independentes




Nos últimos anos o cenário musical mundial vem mudando gradativamente. O crescimento da música independente, o advento da Internet e a globalização do MP3 fez com que as grandes gravadoras corressem atrás do prejuízo. Estamos no meio de uma batalha entre o poderio dos grandes e o empenho das bandas independentes.
A música independente vem crescendo dado ao fato do acesso à tecnologia. Não é difícil apaixonados pela música terem seu próprio estúdio em casa, com editores e mixadores de áudio instalados em seus computadores. Percebe-se também o crescimento das pequenas gravadoras, que são mais acessíveis aos músicos e que caminham paralelamente a essa liberdade musical.
Outro ponto fundamental foi a globalização do MP3. Hoje qualquer pessoa pode baixar, ouvir e conhecer bandas de qualquer canto do planeta. Mas há conflitos jurídicos nisso. Existe a proteção às grandes gravadoras disfarçadas na lei que diz que é ilegal obter uma obra musical sem pagar pelos direitos dela. É nessa parte que a música independente se diferencia. Muitas bandas disponibilizam suas músicas na Internet. Álbuns na íntegra, totalmente sem custo para o download, visando apenas o reconhecimento da cultura musical.
Por esses motivos, ser independente musicalmente se tornou mais comum. Bandas de várias vertentes buscam uma maior qualidade em seu trabalho, sendo originais e diferenciadas de muitas bandas ditas "pop", e que são, na verdade, mola propulsora das grandes gravadoras. Por tudo isso, a música se difere e se cultua e nossos ouvidos agradecem.


Fonte: Guilherme Moraes (eu), redação escolar do Ensino Médio.